sábado, 25 de outubro de 2014

A fundição dos corpos de prova!

      No dia 21/10 (Terça-feira), foi realizada a fundição dos corpos de prova da empresa JHL2D Engenharia, no Laboratório de fundição da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, com o auxílio do professor Fábio Lôra. Utilizou-se dois moldes, ambos para a conformação de dois tarugos, um para a confecção dos corpos de prova e o outro para a realização da análise metalográfica do material. As etapas desse processo, você confere a seguir:

1. Corte do material de alumínio disponível: Para realizar a fundição do material de alumínio, foi necessário efetuar o seu corte em pedaços menores para que este pudesse caber no cadinho. O corte foi concebido no Laboratório do Theoprax, localizado na própria faculdade, com a ajuda do responsável José Gilson Junior.

Corte do material de alumínio 
Material já cortado

2. Revestimento dos moldes com grafite: Afim de permitir uma melhor remoção do material fundido do molde, após o processo de fundição, foi necessário o revestimento de grafite na parte interna do molde.

Revestimento de grafite nas cavidades dos moldes


3. Fundição do alumínio: Após o revestimento com grafite e o corte do material de alumínio, chegou a hora de, finalmente, realizar a fundição. Colocamos o alumínio dentro do cadinho e, em seguida, o posicionamos dentro do forno. Por algum tempo, monitoramos o derretimento completo do metal até que pudéssemos despejar o material líquido dentro dos moldes.

Monitoramento do derretimento do metal
Derramamento do metal fundido


4. Obtenção do alumínio fundido: Por fim, esperamos o resfriamento do metal, após a sua solidificação, para que fosse possível a retirada do molde.
            
Amostra destinada ao corte dos corpos de prova

      A próxima etapa será realizar o corte dos corpos de prova à partir do tarugo disponível, para que, então, seja possível efetuar o teste de tração. Além disso, realizaremos a análise metalográfica do material fundido para verificar a sua composição.

Continue acompanhando o blog da empresa JHL2D Engenharia para mais informações!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

O processo de fundição!

       O processo de fundição pode ser definido como o conjunto de atividades requeridas para dar forma aos materiais por meio da fusão. Após a liquefação e seu escoamento ou vazamento para moldes adequadas ocorrerá a solidificação. De maneira geral este processo  é versátil, podendo ser utilizado para produzir peças pequenas e peças grandes, sendo o processo de fabricação metalúrgica mais largamente empregados. As etapas que devem ser seguidas neste processo são:
  • Desenho da peça
  • Projeto do modelo
  • Confecção do modelo (modelagem – contração)
  • Confecção do molde (moldagem)
  • Fusão do metal
  • Vazamento no molde
  • Solidificação – Defeitos – Controle da microestrutura
  • Limpeza e rebarbação - Acabamento
  • Controle de Qualidade – parte visual e dimensional da peça, (microestrutura e ensaio não destrutivo) e ensaios destrutivos.

        Na próxima terça-feira (21/10) fundiremos, sob orientação do professor Fabio Lôra, o alumínio disponível para com a confecção dos corpos de prova.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

A importância do uso de engrenagens!

      As engrenagens têm diversas aplicações principalmente nas áreas de mobilidade (aérea, naval, agrícola, automotiva) e industrial (usinagem, produção, transporte, movimentação de carga, controle de qualidade, robôs). A vantagem na utilização de engrenagens está no ganho de torque, controle do movimento e na alteração de movimento.

     Assim, pode-se dizer que engrenagem é toda roda dentada destinada a transmitir e/ou receber potência, velocidade e torque de outro elemento mecânico dentado de forma constante, pela ação dos dentes em contatos sucessivos.

As engrenagens podem também ser produzidas  a partir da: 

1. Conformação: Fundição, Sinterização, Molde de injeção, Extrusão, Repuxe a frio e Estampagem. De maneira geral a conformação tem algumas características, tais como:
  • Todos dentes feitos ao mesmo tempo em um molde .
  • Precisão do dente dependente da qualidade da matriz.
  • Ferramentas de alto custo.
  • Produção de altas quantidades.
  • Em geral menos preciso que usinagem.

2. Usinagem: Processos grosseiro e de acabamento. Um processo de remoção de material para cortar ou  polir a forma do dente na temperatura ambiente. 


      Em nosso projeto o objetivo é usar a Fundição como técnica de conformação da pré-forma de engrenagens.