No dia 21/10 (Terça-feira), foi realizada a fundição dos corpos de prova da empresa JHL2D Engenharia, no Laboratório de fundição da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, com o auxílio do professor Fábio Lôra. Utilizou-se dois moldes, ambos para a conformação de dois tarugos, um para a confecção dos corpos de prova e o outro para a realização da análise metalográfica do material. As etapas desse processo, você confere a seguir:
1. Corte do material de alumínio disponível: Para realizar a fundição do material de alumínio, foi necessário efetuar o seu corte em pedaços menores para que este pudesse caber no cadinho. O corte foi concebido no Laboratório do Theoprax, localizado na própria faculdade, com a ajuda do responsável José Gilson Junior.
Corte do material de alumínio |
Material já cortado |
2. Revestimento dos moldes com grafite: Afim de permitir uma melhor remoção do material fundido do molde, após o processo de fundição, foi necessário o revestimento de grafite na parte interna do molde.
Revestimento de grafite nas cavidades dos moldes |
3. Fundição do alumínio: Após o revestimento com grafite e o corte do material de alumínio, chegou a hora de, finalmente, realizar a fundição. Colocamos o alumínio dentro do cadinho e, em seguida, o posicionamos dentro do forno. Por algum tempo, monitoramos o derretimento completo do metal até que pudéssemos despejar o material líquido dentro dos moldes.
Monitoramento do derretimento do metal |
Derramamento do metal fundido |
4. Obtenção do alumínio fundido: Por fim, esperamos o resfriamento do metal, após a sua solidificação, para que fosse possível a retirada do molde.
Amostra destinada ao corte dos corpos de prova |
A próxima etapa será realizar o corte dos corpos de prova à partir do tarugo disponível, para que, então, seja possível efetuar o teste de tração. Além disso, realizaremos a análise metalográfica do material fundido para verificar a sua composição.
Continue acompanhando o blog da empresa JHL2D Engenharia para mais informações!